segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Educação Infantil - Sistema de Avaliação



A avaliação na Educação infantil está voltada prioritariamente para o reajuste da ação do educador e do projeto educativo e para o acompanhamento do modo como a criança se desenvolve.

Serve à criança à medida que permite que perceba e acompanhe suas próprias conquistas, dificuldades e possibilidades e possa ir construindo uma representação da avaliação como algo positivo, que possui uma função e um sentido para o seu processo de aprendizagem.

Para a instituição, a avaliação permite que pontos que necessitem de maior atenção sejam identificados e que o projeto educativo seja reordenado.

A avaliação se dará de forma sistemática e contínua, incluindo uma avaliação diagnóstica, com o propósito de orientar a ação pedagógica do professor e uma avaliação final, verificando se os objetivos foram alcançados.

Durante o processo de avaliação, o professor deverá ter uma posição investigativa ao observar como a criança se aproxima da realidade, formula e comprova suas hipóteses, encara o erro e o acerto, avança no domínio do conhecimento.

Alunos com necessidades especiais: Os alunos com necessidades especiais serão inclusos e matriculados nas turmas regulares, buscando-se a adequação idade - ano, e a eles serão proporcionadas intervenções pedagógicas compatíveis com suas necessidades específicas, tanto no processo ensino-aprendizagem quanto nos critérios de avaliação.

Operacionalização da avaliação

Registros diários: com base no planejamento semanal, o professor observará alguns aspectos considerados importantes e registrará o desempenho de seus alunos. Esses registros serão auxiliadores valiosos para repensar procedimentos para as próximas vivências a serem planejadas. Algumas atividades significativas de cada aluno deverão ser coletadas para que se perceba os avanços e se fundamente o relato escrito.

Observação assistemática: Além dos materiais produzidos pelas crianças, há situações no cotidiano que revelam iniciativa, atitudes de cooperação, capacidade de análise ou síntese para determinada tarefa. Esses aspectos devem ser registrados.

Relato descritivo (relatório): É o documento no qual o professor registra os dados observados num determinado período.

Um relatório ideal deve ser abrangente e comunicar o nível de desempenho da criança. Deve conter informações sobre a qualidade e o conteúdo do trabalho da criança; deve falar sobre o estilo de aprendizagem, sobre os livros que leu, os materiais que usou e como interagiu com os colegas.

A própria criança pode participar deste relato descritivo através de desenhos, testemunhos, criações artísticas ou trabalhos específicos.

A periodicidade dos relatos será quadrimestral, sendo interessante elaborar um relato sintético ao final do ano.

“Os relatórios são apenas um componente do sistema de avaliação. O principal impacto das avaliações dos professores é a otimização das experiências pedagógicas de cada criança” (Spodek e Saracho).