quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Educação Infantil - Informações Gerais




Acreditamos e defendemos uma linha de atuação que, ao educar, propicie um meio estimulante e favoreça as crianças em suas potencialidades físicas, intelectuais, sociais e afetivas.  Nossa metodologia é centrada nas fases do desenvolvimento cognitivo pesquisado por Jean Piaget, firmando-se no planejamento de atividades lúdicas, situando as crianças cotidianamente por meio de jogos, desafios e brincadeiras, permitindo a vivência da criatividade e a busca de estratégias que lhe permitam encontrar respostas para seus problemas e questionamentos.  Brincando, a criança lida com os dados de sua realidade e com a de seus companheiros, ouvindo e coordenando seus pontos de vista junto aos do outro, socializando-se e aprendendo a cooperar, estabelecendo relações entre o novo e o conhecido, atribuindo novas significações ao repertório de sua vida.  

Nesse contexto dinâmico, a inteligência e a moralidade se aprimoram num processo de construção no qual a criança é estimulada a participar ativamente, pois é em sua ação sobre o meio que ela apreende a natureza dos objetos (conhecimento físico), suas relações com outros objetos (conhecimento lógico) e os seus valores e significados no mundo (conhecimento social).  A Escola é o lugar privilegiado para a qualidade dessa construção, pois é nesse espaço coletivo que a criança inicia formalmente a convivência e os conflitos provocados pela consciência de que existem outras pessoas, colegas de turma, dotadas de vontades diferentes das suas.

Pretendemos, desde a Educação Infantil, formar indivíduos autônomos e cooperativos, que desejem o respeito mútuo e a igualdade entre os pares.  Para isso, nossa proposta pedagógica está sendo planejada e revista todos os dias e cuidadosamente adequada aos grupos assistidos. Cientes do que significa essa responsabilidade, estaremos sempre dispostos a refletir sobre nossa prática, aberto aos estudos sobre didática e aprendizagem, à discussão dos temas de nossa época e às questões colocadas pela comunidade que atendemos.  Pensamos a Escola como um ambiente rico, saudável e cooperativo, onde a criança sinta-se acolhida, feliz e respeitada em sua curiosidade intelectual, sua criatividade e originalidade.